O Hemocentro de Dourados vai abrir no próximo sábado dia 29 de maio das 7 às 12 horas. As pessoas interessadas e doadores que não tem disponibilidade durante a semana podem comparecer na manhã de sábado para efetuar a doação. O Hemocentro é responsável pelo fornecimento de bolsas de sangue para os hospitais da cidade.
De acordo com a assistente social Rosa Fernandes, desde o início de abril houve uma queda nas doações. “No final de março já começamos a sentir a queda nas doações por causa da dengue, e em maio com a vacinação contra a gripe A H1N1 piorou um pouco” comenta a assistente.
Pessoas que foram imunizadas conta a gripe A H1N1, só podem doar 30 dias após terem tomado a vacina, e as que tiveram dengue só após três meses. Segundo Fernandes o frio também ajuda na queda das doações, e pede para as pessoas que estejam aptas a doarem sangue de qualquer tipo sanguíneo procurem o hemocentro, pois os estoques estão muito abaixo da média.
“Nós realizamos um levantamento recente e com a dengue e a gripe A H1N1, entre abril e maio teve uma queda de 50% nas doações” acrescenta Fernandes. Qualquer pessoa pode realizar a doação, desde que, tenha idade acima de 18 anos, mais de 52 quilos e que esteja bem alimentado.
Pessoas com pircings, tatuagens ou que tenha realizado endoscopia, só podem realizar a doação após um ano e as que tiveram dengue só pode doar depois de três meses e as imunizadas contra a gripe H1N1 após 30 dias. Grávidas ou mulheres que estejam amamentando não podem doar.
O Hemocentro de Dourados fica na rua Valdomiro de Souza, 295 na Vila Industrial, próximo ao PAM (Posto de Atendimento Médico). Outras informações pelos telefones 3424-4192/3424-0400
FONTE: DOURADOS NEWS
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário