segunda-feira, 31 de maio de 2010

Calendário de vacinação infantil é aplicado em todo pais

As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e para todas as idades


Gleicielly dos Santos

Há seis anos o Ministério da Saúde tem adotado o calendário de vacinação para as crianças, adolescentes,adultos e idosos de todo o país. Desde 1995 o Brasil tem vacinado 100% dos bebês, menores de um ano, contra a turbeculose, idade que também é aplicada as doses de hepatite B e BCG (Bacilo Calmette Guerín).

Calendário Basico de vacinação da criança
Vacina tetravalente
Vacinação em Pré-Maturos
Calendário de vacinas para crianças com Sídrome de Down


De acordo com o gerente técnico de Imunização da Secretária da Saúde, Arino Sales do Amaral, a vacina antigripal e a varicela, contra catapora, são específicas para a população indígena devido o índice de mortalidade causado pelos vírus nas aldeias.

“A imunização infantil protege contra doenças como a meningite, paralisia infantil, difteria, tétano e coqueluche, entre muitas outras. Sabemos que quem mantém a carteira de vacinação em dia previne-se de diversas enfermidades" ressalta Amaral.

A estudante Vanessa da Silva Reis detalha sobre a dificuldade em ser mãe aos 16 anos, “eu não tinha conhecimento sobre a vacinação infantil e a sua importância para o bebê". Contudo, ela afirma que sua filha já possui a carteira de vacina e que aos dois meses de vida ela tem seguido á risca o calendário infantil.

Igualmente como as crianças, os pré-adolescentes também têm medo de injeção.Joyce Trombine, 12 anos, reconhece temer a vacina, mas sabe da necessidade dessa defesa, proporcionada pela imunização.Sorridente afirma que " é melhor tomar uma agora do que muitas depois".

Uma das preocupações da Secretária de Saúde é com a juventude. "Todos os anos são desenvolvidos nas escolas, campanha de vacinação contra a hepatite B, devido o elevado número de adolescentes que nessa fase começam a namorar e se relacionar sexualmente com o parceiro, podendo não usar preservativo. Essa é uma das causas mais preocupantes hoje”, enfatiza Amaral.

O gerente de alerta ás pessoas que perderam a carteirinha para que vão até a Unidade Básica de Saúde, na qual tenha sido vacinado e solicitem um relatório com as vacinas tomadas,retirando assim, uma nova guia." Caso não haja comprovação d que o paciente foi imunizado, ele deverá tomar novamente as vacinas.Se apenas ocorrer um atraso na data de vacinação, ele pode vir que daremos sequência ao processo",conclui.

Leia mais
Veja mais

Matérias Relacionadas:
Vacina DTP
Vacina Tríplice Viral
Vacina Paralisia Infantil


Nenhum comentário:

Postar um comentário